quarta-feira, 30 de março de 2011

Visita de estudo

Visita de estudo Datacenter da guarda e Tipografia Marque & Pereira. No passado dia 24 de Março de 2011 os alunos do curso de operadores de informática realizaram um visita de estudo as instalações da Guarda digital e a tipografia Marques&Pereira. Saíram da escola de S.Miguel pelas 13:50. O percurso foi feito a pé tanto para as instalações da Guarda digital e para a tipografia. Foram a Guarda digital o Professor Sérgio Duarte, que nos primeiros 20 minutos levou os para uma sala de reuniões onde lhes mostrou uma apresentação na qual mostrou um livro digital onde estavam alguns projectos dos quais o Guarda Digital que nos foi falado com mais pormenor. Também lhes mostrou entre outros o Coolkids, agro-florestal, executivo, turismo… Foram para uma sala chamada “datacenter” onde estam instalados vários equipamentos onde estão investido alguns milhões de euros, explicaram nos como funcionava o datacenter em meios informáticos mostraram lhes o que havia nos armários (bastidores), num dos bastidores havia 9 Swich onde estavam vários fios que ligados ao gesto dos bastidores ligados a um servidor. Explicaram que havia segurança contra incêndios e quebras de energia. Ao fim desta secção deram lhes uma mochila a cada aluno e um tapete para um rato. Eram 16:10h quando foram para a tipografia Marques & Pereira onde tiveram que fazer 2 grupos de 6 alunos de 10 a 15 minutos cada grupo. Primeiro passaram pela composição em seguida pela pré-impressão e por último pela impressão. O Senhor Ricardo Torrão mostro lhes o tratamento de imagens antes da impressão, mostro lhes uma maquina para cortar papel chamada guilhotina Depois levo os para uma sala onde nos explicou como fazia a revelação em chapas. De seguida vimos a impressão offset. Depois mostro lhes uma maquina de dobrar folhetos que servia para não se cansarem a dobrar cerca de 1000 folhes. Depois viram embora… Assim foi a visita dos alunos do curso e operadores de informática. Cátia ferreira Nº4

Ida a guarda digital e a tipografia Marques e Pereira


No dia 24 de Março os alunos do 2ºh, pelas 2 horas saíram da escola a pé em direcção ao centro da cidade da guarda, com o objectivo de visitar o projecto guarda digital. Lá, Tivemos uma apresentação de todo que se faz dentro da guarda.pt, falaram-nos de alguns projectos da guarda e do distrito. De seguida o Sr. Sérgio Duarte foi mostrar o data center. Ele explico-nos todo o que tava la instalado. Saímos da guarda digital por volta das 4 horas e fomos a tipografia. Quando chegamos O Sr. De la dividiu-nos em dois grupos. Mostrara-nos todo como se faz a impressão de várias coisas. Nós fomos ao data center porque fala-nos de rede da disciplina de icorli. Fomos a tipografia porque na aula de tic falámos em imagem.

visita de estudo ao data center e á tipografia

No dia 24 de Março, pelas 13h e 50m fomos fazer uma visita de estudo. Os alunos do 2h, deslocaram-se a pé até ao data center. Quando chegamos à data center, o senhor Sérgio Duarte apresentou-se. De seguida, mostrou-nos como funcionava o projecto da Guarda Digital. Mostrou-nos também, que para passar é preciso uma impressão digital. Quando entramos, vimos como funcionavam os bastidores e que o chão, levanta todo com um íman e que é composto todo por fios. Logo de seguida, deslocamo-nos para a tipografia. Quando chegamos á tipologia o senhor Ricardo Torrão mandou-nos dividir em 2 grupos. Na 1ª secção vimos a Composição. Na 2ª secção vimos a Pré impressão. No final vimos a secção da impressão. Também nos mostrou como se faziam tratamentos de imagens. O que gostei mais ver foi IMPRESSÃO OFFSET e a sala de Revelação. O que gostei menos foi do barulho. No final viemos a pé pelas 16h e 50m. A ida ao data center e á tipografia foi muito divertido. Porque serviu para nós ficarmos a saber um pouco mais sobre estas duas coisas. Trabalho realizado po: Tamára nº11 turma:h ano: 2h

Visita de estudo ao Data center

Visita de estudo ao Data center Nós alunos Operadores de Informática no dia 24/03/2011 fomos a pé da escola de c+s até ao data center. Das 14e 25 até as 16 horas visitámos o data center da Guarda com o director Sérgio Duarte. Quando há um incêndio eles sabem em que sitio se situa. Quando falha a luz, depois de passar 1 minuto eles ligam o gerador para fornecer luz. Vimos vários equipamentos onde estavam alojados os sites da Guarda.pt. Também vimos num bastidor que estava a funcionar um computador que dava para gerir todos os outros equipamentos. Vimos muitos cabos e muitos Switch na sala. Visita de estudo a tipografia ao Marques e Pereira Nós alunos Operadores de Informática dia 24/03/2011 fomos a pé da escola da c+s até a tipografia de Marques e Pereira, Porque na nossa disciplina de Icorli e Tic fazemos tratamentos de imagens. Das 16 até as 16 e 40 minutos visitámos a tipografia da Guarda com o gerente Ricardo. Vimos o tratamento das imagens. Para tratar uma imagem tem que passar por várias máquinas. Vimos uma das várias máquinas que dobrava folhetos. Vimos uma máquina de cortar papel chamada guilhotina.

viagem de estudo !!!!!!


Na quinta-feira passada fomos a uma viagem de estudo a cidade da guarda. Na qual fomos visitar a guarda digital, aonde vimos a tecnologia existente na nossa cidade e arredores. Na guarda digital tivemos uma pequena apresentação sobre as tecnologias existentes. O responsável pela guarda digital Sérgio Duarte falou-nos um pouco sobre os gastos e as evoluções que aquele projecto sofreu….
No fim da visita o director responsável ofereceu-nos uma mochila da guarda digital e uma base para o rato!.

Na parte da tarde fomos a ver a tipografia marques & pereira, nela vimos os tratamentos das imagens, essa viagem foi elaborada porque nas aulas de tic e icorli abordamos os devidos temas relacionados com a visita.
Nesta viagem de estudo a tipografia tivemos contacto com as varias maquinas que dão “forma ” ao respectivo folheto.

Resumo da visita de estudo


No dia 24 de Março nós os alunos do 2H fomos visitar o data center da guarda, saímos da escola às 13:50 e fomos a pé até lá, tivemos numa sala a ver o livro digital da guarda depois então fomos ver o data center. Depois deram-nos uma mochila e um tapete de rato, também fomos visitar a tipografia marques e pereira onde nos tivemos de dividir em dois grupos, vimos a composição a pré-impressão e a impressão. Nós fizemos esta visita porque tem a ver com as disciplinas de ICORLI e TIC. Eu achei a visita interessante.

Guarda Digital e Tipografia

No dia 24 de Março nós os alunos do 2ano do curso de operadores de informática da Escola da S. Miguel, fomos conhecer as instalações do projecto da Guarda Digital e uma Tipografia. Na Guarda Digital o senhor Sérgio Duarte que nos levou para uma sala onde custam fazer reunião, onde nos mostrou um livro digital.


Depois o senhor Sérgio Duarte levou-nos para o Datacenter onde lá a 6 bastidores onde neles fornecem serviços de alojamento de software. Na Tipografia Marques & Pereira lá fizemos dois grupos onde vimos a composição das imagens, depois fomos para uma sala de revelação onde vimos a pré-impressão onde lá são feitas as chapas e quando saímos daquela sala fomos ver a impressão offset. Nós fizemos esta visita porque no âmbito das disciplinas de TIC e de ICORLI.


Resumo da Visita do dia 24 de Março de 2011


Os alunos da turma do 2h da escola de S.Miguel do curso de operadores de informática foram visitar o projecto guarda digital e uma tipografia. Esta vista foi no dia 24 de Março e deslocamos sempre á pé. Na guarda digital tivemos uma breve apresentação de tudo aquilo que se faz na guarda.pt. Apresentaram-nos alguns projectos que foram feitos para as câmaras municipais de todo o distrito da guarda e falaram um pouco sobre esses projectos. Foi-nos também mostrado o data center que serve para alojar todos estes projectos e sites. Vimos todo o material que era preciso para um data center, como por exemplo: Router, Switcher, botija de gás para apagar incêndio, cabos… Em seguida fomos a uma tipografia, onde tivemos de fazer dois grupos porque as instalações eram um bocado pequenas. Mostrara-nos como se faz a impressão de várias coisas. Eu gostei da visita.

VISITA DE ESTUDO

No passado dia 24 de Março de 2011, quinta-feira, nós os alunos do 2º ano do CEF de Informática da Escola de São Miguel, fomos á Guarda Digital ou seja, (DataCenter) onde visitámos as instalações do projecto Guada.pt. Deslocámo-nos a pé para a cidade ao pé da igreja da Sé, onde depois já nas instalações do DataCenter quem nos guiou foi o professor Sérgio Duarte, que nos levou a uma sala ver de perto algumas das tecnologias mais recentes. Vimos isto tudo porque está tudo no âmbito da disciplina de ICORLI (Instalação de Computadores Redes Locais e Internet) e de TIC. Depois por volta das 16:10 saímos do DataCenter e fomos visitar a Tipografia Marques e Pereira. Aí explicaram-nos como se faziam os tratamentos de imagem tipo (cartazes, livros, catálogos, folhetos, etc.) Também vimos como é o trabalho de pré-impressão que lhes são fornecidos pelos clientes ou empresas de imagem e comunicação.

Resumo da Visita do dia 24 de Março de 2011

Nós alunos do 2H saímos da escola as 13:50,no dia 24 de Março, em direcção á guarda digital. Deslocamo-nos sempre a pé. Tivemos uma breve apresentação de tudo aquilo que se faz na guarda.pt. Apresentaram-nos alguns projectos que foram feitos para as câmaras municipais de todo o distrito da guarda, para nós percebermos todo o trabalho que se faz ali. Foi-nos mostrado o data center e todo o material que é preciso para um data center funcionar, como por exemplo: router, switcher… O data center que nos foi mostrado é utilizado para o alojamento de todos os projectos e sites. A visita demorou cerca de 1h:15. Em seguida fomos a uma tipografia Marques e Pereira, que fomos recebidos por o Sr. Ricardo. Que nos dividiu em dois grupos, pois as instalações eram uma bocado pequenas. Explico-nos que a impressão passa por 3 fases de impressão.

Visita a Guarda Digital & Tipografia

Durante a tarde dia 24 de Março, os alunos do curso de operadores de informática da escola São Miguel foram visitar as instalações do projecto Guarda Digital e a tipografia Marques e Pereira. Esta visita foi feita no âmbito das disciplinas de ICORLI e de Tic. Saímos da escola a pé por volta das 2 horas em direcção às instalações do projecto Guarda Digital. Fomos recebidos pelo Director do Projecto, Sérgio Duarte. Numa primeira parte da visita fomos para uma sala de reuniões onde nos foi apresentado em que consistia o projecto Guarda.pt. A seguir fomos ver o espaço onde está instalado o data center, ai o senhor explico-nos como este funcionava. Entre outras coisas, falou-nos de vários equipamentos de rede, como por exemplo: Routers, Cabos, Bastidores e etc. Por fim mando-nos ir outra vez para a sala a onde nos deu uma mochila e um tapete. Saímos da guarda digital por volta das 4 horas e fomos para a tipografia Marques e Pereira. Aqui fomos recebidos por pelo dono da tipografia, Ricardo Torrão. Depois o senhor disse que era melhor nos dividir-mos em dois grupos para não nos magoarmos. De seguida fomos para uma sala a onde nos mostrou a composição da imagem antes da Pré-Impressão e a revelação em chapa.

terça-feira, 1 de março de 2011

Google é novamente acusada de práticas anticoncorrenciais


A companhia francesa 1plusV, criadora dos motores de busca como o Ejustice.fr e o Eguides.fr, voltou a apontar o dedo à Google, tendo alegado as práticas anticoncorrenciais da companhia.


A Google começou a ser investigada, depois da Comissão Europeia ter recebido queixas que alegam que a companhia beneficia os próprios conteúdos no motor de busca.

Segundo a Reuters, a 1plusV apresentou uma atualização da queixa contra a Google, originalmente apresentada em fevereiro do ano passado, com uma lista de novos abusos e novas provas que confirmam o comportamento anticoncorrencial da companhia.

A Google pode enfrentar uma multa até dez por cento da faturação global se for provado que a empresa pratica comportamentos anticoncorrenciais.

fonte de onde foi tirada: http://http://aeiou.exameinformatica.pt/google-e-novamente-acusada-de-praticas-anticoncorrenciais=f1008733

EUA não vão poder vetar novos domínios da Internet


A administração Obama viu recusada a proposta apresentada na semana passada que defendia o poder de veto relativamente à criação de novos domínios de topo na Internet.

Em vez do poder do veto, os governos ficam apenas habilitados a dar o parecer sobre novos domínios na Internet que possam eventualmente ser polémicos. De acordo com a Cnet, o documento final vai começar a ser discutido hoje numa reunião em Bruxelas que terá duração de dois dias.

A reunião vai debruçar-se sobre a criação dos próximos domínios de topo na Internet que vão juntar-se a sufixos como os já conhecidos .com, .net ou .org.

Espera-se que o processo final das candidaturas aos novos domínios seja feito no próximo mês em São Francisco numa reunião elaborada pelo ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

Link: http://http//clix.exameinformatica.pt/eua-nao-vao-poder-vetar-novos-dominios-da-internet=f1008787

ISCTE lança site Trajectórias Residenciais

Se quer contar o seu historial residencial e disponibilizá-lo no Facebook já o pode fazer através do site Trajectórias Residenciais, desenvolvido pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e pelo centro de investigação Dinâmia-CET.




Através da aplicação que convida os utilizadores a marcarem no mapa a sua trajetória residencial, o projeto tem como objetivo estudar a mobilidade registada na Área Metropolitana de Lisboa durante as últimas décadas. Cada utilizador pode, assim, traçar a própria história residencial que poderá publicar no mural da rede social Facebook.

Os utilizadores que se registem no site Trajectórias Residenciais , que faz parte do projeto "Trajéctórias Residenciais e Metropolização: continuidades e mudanças na Área Metropolitana de Lisboa", podem ainda adicionar imagens e contar a própria história relativa aos locais de residência. Os utilizadores com menos de 14 podem também participar no projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a partir da secção Trajectoriazinhas.

http://clix.exameinformatica.pt/iscte-lanca-site-trajectorias-residenciais=f1008785

segurança hi5 - Presentation Transcript

1.O hi5 pode ser um local divertido para estar em contacto com amigos, criar conteúdos e trocar ideias, mas é importante lembrar que, ao utilizar o hi5 ou a Internet em geral, as informações publicadas poderão causar embaraços ou expor o utilizador a situações perigosas. São, em seguida, apresentadas algumas directrizes de bom senso que deverá seguir ao utilizar o hi5 ou a Internet:
2.Quem pode visitar o seu perfil. Lembre-se de que se não utilizar as funções de segurança, qualquer um pode aceder às suas informações. Tenha o cuidado de não publicar informações que o tornem fácil de localizar por estranhos.

ler mais :http://www.slideshare.net/danilodani5/segurana-hi5

Blogger condenado a pagar 40 mil € por difamação


É uma sentença inédita em Portugal. Um jornalista sentiu-se difamado e abriu um processo por difamação a um blogger, que foi condenado, pela 1ªvez em Portugal.

O jornalista é Fernando Esteves, da revista Sábado. , o médico é João Adélio Trocado, médico de família de Avis. Tudo começou, quando o blogger escreveu um post em que comentava a prática jornalística de Fernando Esteves:”Será que o nojo em figura de gente, a que Lutero chamaria por certo burro-papa, teve acesso privilegiado aos processos da IGAS e assim soube que desses tais 3 ilícitos todos foram praticados por médicos e todos foram considerados agressões?”

Houve várias referências ao jornalista no blog, como pro exemplo:”o turbojornalista de volta” ou o “reincidente no ódio aos médicos”. O Jornalista respondeu via email, que foi divulgado no blog, e a continuação da referência ao jornalista em outros posts, fez com que o jornalista abrisse um processo judicial de difamação.

O Ministério publico iniciou a investigação, e descobriu quem era o médico e constituiu arguido pelo crime de difamação. Nesta quarta-feira, o médico foi condenado ao pagamento de 40 mil € e ainda a 133 dias de prisão.

O Médico disse que vai recorrer, pois acha a a sentença injusta. O Jornalista acha que foi uma sentença exemplar, pois é a primeira vez que um blogger anónimo é identificado e condenado.

Fonte: Sol

Esta situação demonstra que, mesmo através da Internet, não podemos dizer tudo o que queremos, já que temos de pensar a quem a nossa mensagem se destina. Difamar pela Internet é a mesma coisa que na televisão.

http://www.tecnologia.com.pt/2011/02/blogger-condenado-a-pagar-40-mil-e-por-difamacao/

Microsoft Anuncia Integração do Facebook e Novidades no Portal MSN

Os utilizadores que possuem conta no Facebook e no Windows Live Messenger, irão poder optar por uma das duas plataformas para conversar com os seus contactos.

Com a integração do messenger no chat do Facebook, passa a ser viável falar com os contactos online no chat da rede social de Mark Zuckerberg através do messenger, e vice-versa. Sendo que para falar com os contactos do messenger através do chat da rede social não será necessário estar ligado no msn.
A Microsoft anunciou também que o portal MSN foi renovado e está agora mais inclinado para a vertente Lifestyle e Entretenimento.

Conteúdos como música, cinema, celebridades, notícias relacionadas com desporto providenciadas pela Agência Lusa e pela Sportinveste Multimédia, integração com redes sociais tais como Twitter e Facebook, um canal de Viagens & Lazer, sugestões de Rotas & Destinos, meteorologia e integração com o Hotmail são algumas das novidades.
Novos conteúdos e serviços que ainda se encontram em fase de testes pela Microsoft, irão também ser anunciados nos próximos meses.



Ler mais: http://www.webtuga.com/microsoft-anuncia-integracao-do-facebook-e-novidades-no-portal-msn/#ixzz1FKyq4iD0

Aplicações móveis somam milhões

O mercado das aplicações móveis vai somar 15 mil milhões de dólares (11 mil milhões de euros) este ano, e deverá ultrapassar os 55 mil milhões de dólares no espaço de três anos (40,3 mil milhões de euros).

A previsão foi avançada pela Gartner que lembrou que esta análise contempla não apenas as lojas de aplicações para smartphones, mas também aquelas que vão começar a aparecer para outros sistemas operativos, como o Mac OSX e o Chrome OS, da Google, e que vão abranger equipamentos como os tablet e os netbooks.
..........

ver informaçao toda em:

http://www.pcguia.xl.pt/sec-software/1-software/1236-aplicacoes-moveis-somam-milhoes.html

Estudo: uso de telemóveis aumenta atividade cerebral



Um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores norte-americanos revelou que o campo eletromagnético produzido pelos telemóveis aumenta a atividade cerebral.




De acordo com o TheGaurdian, os investigadores demonstraram que uma chamada telefónica com duração de 50 minutos leva ao aumento de sete por cento da atividade cerebral na área do cérebro exposta ao campo eletromagnético do telemóvel.


A equipa de investigadores, liderada por Nora Volkow, recorreu a 47 voluntários que efetuaram dois exames cerebrais em dois dias distintos. Os exames recorreram à técnica PET (Positron Emission Tomography ou tomografia por emissão de positrões na lígua portuguesa) para avaliar mudanças no metabolismo da glicose em diferentes regiões do cérebro. Os voluntários, antes de realizarem os exames, posicionaram um telemóvel em cada orelha. No primeiro exame ambos os telemóveis estavam desligados. No segundo exame, o telemóvel colocado junto da orelha direita, embora mudo, recebeu uma chamada previamente gravada. Os investigadores descobriram que o metabolismo da glicose na região cerebral direita aumentou depois de exposto ao campo eletromagnético do telemóvel quando este estava em funcionamento.



Nora Volkow afirmou que serão necessários mais estudos para determinar se a radiação proveniente dos aparelhos móveis é prejudicial. No entanto, se for provado que o campo eletromagnético produzido por telemóveis for inofensivo para a saúde, as radiações podem ser utilizadas para estimular zonas cerebrais que tenham um défice de atividade.


FONTE:http://http://aeiou.exameinformatica.pt/estudo-uso-de-telemoveis-aumenta-atividade-cerebral=f1008746

Facebook reforça segurança com encriptação




Os utilizadores do Facebook podem agora optar por usar encriptação para proteger as suas contas.

O site já usa actualmente o protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) quando as pessoas introduzem a sua palavra-passe, mas a partir deste momento, todo o site será encriptado se a funcionalidade for activada pelo dono da conta.

O HTTPS aplicado a toda a sessão vai eliminar a possibilidade de atacantes usarem algumas ferramentas como o Firesheep para espiar as comunicações feitas entre o computador e o servidor.

Aplicações móveis somam milhões !!!!!


O mercado das aplicações móveis vai somar 15 mil milhões de dólares (11 mil milhões de euros) este ano, e deverá ultrapassar os 55 mil milhões de dólares no espaço de três anos (40,3 mil milhões de euros).......

veja mais em :http://www.pcguia.xl.pt/sec-software/1-software/1236-aplicacoes-moveis-somam-milhoes.html

Smartphone com 3 ecrãs


Carregado...

Flip é o nome do novo telemóvel composto por três ecrãs Super AMOLED, bastante conhecidos pela sua super qualidade de imagem e de vídeo.
Ler mais:http://www.tecnologia.com.pt/2011/02/smartphone-com-3-ecras/


Mozilla lança nova versão de teste do Firefox 4











Segundo a mensagem publicada no blogue da Mozilla , a nova versão para teste do Mozilla inclui melhorias do desempenho na reprodução de vídeo. A nova versão de teste do Firefox 4 inclui também o aperfeiçoamento da compatibilidade do browser com plug-ins.





Ler mais:http://clix.exameinformatica.pt/mozilla-lanca-nova-versao-de-teste-do-firefox-4=f1008779